terça-feira, 26 de agosto de 2014

Faça o dia dos prestadores de serviço mais feliz!

Você já experimentou ser mais simpático(a) com prestadores de serviço? Balconistas, caixas, atendentes, garçons, copeiros, frentistas, cobradores de ônibus, etc?

Pode ser que o seu simples e amável bom dia, um simples sorriso, uma pequena conversa, faça o dia de alguém melhor. Se um atendente está mal humorado de manhã ou “neutro” e nem se tocou que o dia dele pode ser melhor... Você pode ser o canal para isso.

Certa vez, num banco, ao pagar uma conta a moça do caixa tinha um rosto extremamente “sério”. Parecia mal humorada, até. Ao passar meu cartão, coloquei a senha errada e eu disse: “Desculpe-me, moça. Passei a senha de outro cartão.” Pensei que ela continuaria com a “cara feia” para repetir a operação. Mas para minha surpresa, ela disse:  “Xi... Você deve ser então uma milionária de muitos cartões, hein?” Disse isso com muita simpatia, até. Aí eu disse a ela: “Sabe que você fica muito mais bonita sorrindo? Você parecia tão séria!” E ela respondeu: “É mesmo? Então vou me policiar para ser mais simpática!”

Nos dias seguintes que fui até o mesmo banco, ela estava sempre com um rosto mais receptivo, mais agradável, conversando com os clientes etc...

Outro dia também fui pagar minha conta numa padaria e tinha duas moças no caixa. Elas cochichavam, falavam baixo, pareciam meio sérias e talvez preocupadas com alguma coisa. Eu disse a elas em tom de brincadeira: “A-hááá! Aposto que vocês estão falando mal de alguém, né?” Elas deram risada comigo.

E ainda às vezes me arrisco com pessoas que parecem sérias e mal humoradas, e mesmo que seja a primeira vez que as vejo, digo algo do tipo, mas demonstrando bom humor: “Noooossa! Como você está sério(a)!!!” Acreditem, até hoje a resposta sempre foi um sorriso, e a pessoa muda de atitude na hora.

Procure ser cortês também com garçons. Conheço muita gente que os trata “normalmente”, mas com certa indiferença. É normal, até, pela nossa “mecânica” do dia-a-dia. Mas experimente ser simpático(a) com eles. Alguns nos surpreendem com bom humor e mais cortesia, até porque eles têm essa habilidade pela profissão.

Todos nós, ou pelo menos a maioria, preferimos quando nos deparamos com um atendente bem humorado, correto? Pode ter certeza de que eles também adoram atender clientes simpáticos com eles. Até porque tem muita gente “metida” no mundo que ainda os trata como se fossem inferiores.

É claro que sempre haverá um ou outro que vai ser indiferente à sua amabilidade, ou ainda vai fazer “cara feia” e não fazer a mínima questão de nos retribuírem. Mas acredite, são raros!

Pessoal... Pensem que nós e as pessoas que prestam serviços já trabalhamos o dia inteiro, seja em nossas casas ou nas empresas. Pensem que ali passamos a maior parte de quase todos os dias de nossa vida. É bem possível fazer o ambiente e o dia ficarem bem mais agradáveis, nas convivências de todos os dias ou nas breves convivências que podem durar apenas segundos. Bom humor é tudo! E para ter bom humor você não precisa necessariamente ser um ótimo contador de piadas ou ótimo com “tiradas” que fazem todo mundo rir.  Para ter bom humor talvez seja suficiente apenas estar sempre disposto a ser uma boa pessoa para os demais, e dar valor às pequenas coisas. E você pode colaborar tanto no seu ambiente de trabalho como naquele que não necessariamente seja o seu!

Às vezes dizer algo do tipo “adorei seu esmalte”, ou “olha que tatuagem legal”, é tão simples e faz você ganhar a simpatia da pessoa na hora. “”Puxe” um assunto breve como esses com a pessoa demonstrando atenção, o efeito disso é mágico! Mas se você é um pouco mais tímido(a), ao se despedir de um atendente pela manhã, deseje um ótimo dia para a pessoa e um bom trabalho para ela, mas de maneira realmente próxima e sincera. Ou um boa noite e bom final de expediente. Você se sente bem, e a pessoa também. 


Tudo isso não deixa de ser uma pequena contribuição para ajudar nas forças do bem... Pensem no quanto podemos até melhorar uma energia negativa que esteja em alguém com essas pequenas atitudes! E pensem no efeito que podemos ter se a maioria das pessoas passarem a agir assim!

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